Login
 
Home


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Documentos


DOCUMENTO INÉDITO REVELADOR DO DESEMPENHO DO ALUNO LUIZ CARLOS PRESTES NA ESCOLA MILITAR DO REALENGO (RJ)
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

Após a conclusão do curso do Colégio Militar do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Prestes, em 1916, aos dezoito anos, ingressou na Escola Militar do Realengo. Logo no início do curso, era necessário seguir a disciplina de Geometria Analítica com o professor José Pio Borges de Castro, considerado o terror dos alunos, pois costumava reprovar em massa e raramente atribuía a alguém grau dez.

Última atualização em Dom, 28 de Abril de 2019 22:52
Leia mais...
 
VEJA ENTREVISTA DE LUIZ CARLOS PRESTES EM 1982


Última atualização em Qui, 17 de Janeiro de 2019 22:54
 
Um "poder" acima dos outros

Leia Artigo de L.C. Prestes publicado na imprensa às vésperas da promulgação da Constituição de 1988, em que é desmascarado o "poder militar", acima dos três poderes da República, consagrado no Artigo 142 da nova Constituição.

Última atualização em Dom, 27 de Novembro de 2011 14:51
Leia mais...
 
“A QUE HERANÇA DEVEM OS COMUNISTAS RENUNCIAR?”

Apresentamos artigo de autoria de Anita Leocádia Prestes, publicado na revista Oitenta, de novembro de 1980. Trata-se de texto elaborado com a participação de Luiz Carlos Prestes, com o objetivo de contribuir para a discussão e a compreensão da “Carta aos comunistas” lançada por Prestes em março de 1980.  Pela importância que adquiriu e pelo interesse que vem despertando até hoje, o texto tornou-se um documento de época, de inegável valor histórico. Esta a razão por que o incluímos na seção “Documentos” do sítio do Instituto Luiz Carlos Prestes. Baixe o PDF aqui.

Última atualização em Qua, 05 de Janeiro de 2011 04:49
Leia mais...
 

75° ANIVERSÁRIO DOS LEVANTES ANTIFASCISTAS DE NOVEMBRO DE 1935

Por ocasião do 75° aniversário dos levantes antifascistas de novembro de 1935, apresentamos texto, provavelmente inédito no Brasil, de Luiz Carlos Prestes. O então secretário-geral do PCB leu este texto durante Conferência em homenagem ao 90° aniversário de nascimento do destacado revolucionário e comunista búlgaro Jorge Dimitrov, realizada em Sófia (Bulgária) em junho de 1972. Trata-se de reprodução original do texto escrito pelo próprio Prestes, com pequenas correções feitas por ele mesmo. Naturalmente, para sua justa e correta avaliação, é necessário inseri-lo no momento histórico em que foi produzido.

LETRA DO HINO DA ANL

Última atualização em Qui, 30 de Dezembro de 2010 16:25
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Pagina 1 de 3