Login
 
Home Artigos


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Artigos
Incógnitas da Ucrânia
Escrito por Luís Carapinha   

Permanece instável e imprevisível a situação na Ucrânia, decorrido mais de um mês da consumação do golpe de estado da Maidan, em Kiev, naquela que é – não o esqueçamos – talvez a mais grave irrupção do neofascismo nas últimas décadas. Desde então, nunca tanto se ouviu falar de direito internacional e de soberania e integridade territorial da boca dos responsáveis dos EUA e dos governos da UE, incluindo o directório de Bruxelas. Não nos levemos porém ao engano: aqueles que apontam o dedo acusador à Rússia pela «anexação» da Crimeia são os mesmos que incansavelmente instigaram a divisão e escalada de tensões na Ucrânia, apostando nas forças mais retrógradas do nacionalismo ucraniano, e empurraram o país para a fractura e o abismo. Os mesmos que ao longo dos últimos 20 anos prosseguem a cavalgada da NATO para Leste e desenvolvem o projecto de escudo antimíssil para decapitar a capacidade de dissuasão nuclear da Rússia (e China), colocando em causa a segurança mundial. Que sistematicamente violam e espezinham a carta da ONU e as resoluções do CS. Basta aqui lembrar a agressão e desmembramento da Jugoslávia e posterior secessão do Kosovo da Sérvia.

Última atualização em Seg, 21 de Abril de 2014 16:43
Leia mais...
 
Luiz Carlos Prestes, uma história a ser contada: por ocasião dos 24 anos de sua morte
Escrito por Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro   

Em 7 de março de 1990, aos 92 anos, faleceu Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança. Uma das figuras emblemáticas da história do Brasil - e também da história mundial -, Prestes faz parte da plêiade de revolucionários do século XX que, com seus erros e acertos, lutaram arduamente pela conquista do socialismo e do comunismo, enfrentando grandes sacrifícios e demonstrando total dedicação, profundas convicções ideológicas e inegável heroísmo.

Última atualização em Dom, 09 de Março de 2014 17:21
Leia mais...
 
DUALIDADES DA AMéRICA LATINA 1. ECONOMIA E CLASSES
Escrito por Cláudio Katz   

Na última década a América Latina ganhou economia ou reforçou a sua dependência? Ampliou ou reduziu a sua margem de soberania? Enfrenta a crise económica global com mais protegida ou mais desamparada? A evolução da América do Sul dá muitos argumentos para as teses da autonomia e o curso da América Central para o diagnóstico da dependência. A mesma contraposição verifica-se se generalizarmos o caminho que segue a Venezuela ou o México. As novas margens da independência da região cobram relevância, quando se acentua a dimensão geopolítica e a reinserção periférica salta à vista, quando se dá prioridade à avaliação económica. «Pós-liberalismo» e »consenso de commodities» são dois conceitos que sintetizam as duas vertentes. A primeira noção marca a vigência de uma nova etapa de uma política externa independente, a multiplicação de governos progressistas e o retrocesso da direita (2): O segundo termo ressalta o reforço uniforme de modelos centrados na exportação de bens primários (3)». Qual é a característica certa? A resposta exige avaliar as grandes transformações económicas, sociais e políticas registadas na região, durante as últimas duas décadas.

Leia mais...
 
Leia artigo de Anita Leocadia Prestes entitulado: O LEGADO DE LUIZ CARLOS PRESTES E OS CAMINHOS DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA NO BRASIL
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

O exame do período histórico que se estende durante cerca de sete décadas, a partir da fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB), no início dos anos 1920, nos mostra que, apesar das mudanças táticas havidas na política do partido, a estratégia nacional-libertadora da revolução brasileira permaneceu intacta, marcando de maneira indelével a trajetória dos comunistas brasileiros (Prestes, A.L., 1980, 2001, 2010, 2012).

Última atualização em Ter, 21 de Janeiro de 2014 01:01
Leia mais...
 
O Oportunismo na Estrada do Comunismo
Escrito por Miguel Urbano Rodrigues   

Os trabalhadores e os povos de todo o mundo têm direito a uma sociedade livre da exploração e da opressão. Essa sociedade só será construída pelas suas próprias mãos, pela sua luta organizada e criadora. E essa luta só irá tão longe quanto é necessário se tiver no seu cerne fortes organizações revolucionárias de classe: os partidos comunistas. A reflexão acerca dos factores que dificultam, atrasam e desviam dos seus objectivos essenciais a existência e a acção dos partidos comunistas é nos dias de hoje uma tarefa de primeiro plano.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximo > Fim >>

Pagina 18 de 30