Login
 
Home


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


ILCP
MEMÓRIA DO PCB: DUAS TÁTICAS E UMA MESMA ESTRATÉGIA – DO “MANIFESTO DE AGOSTO DE 1950” À “DECLARAÇÃO DE MARÇO DE 1958”
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

Nos debates existentes sobre a memória e a história do PCB (Partido Comunista Brasileiro), ao analisar dois documentos representativos da trajetória dos comunistas no Brasil – o “Manifesto de Agosto de 1950” e a “Declaração de Março de 1958” (Carone, 1982b:176-196) -, tornados públicos num intervalo de apenas oito anos, é frequente caracterizá-los como a representação de posicionamentos político-ideológicos opostos.

O “Manifesto de Agosto de 1950” seria a expressão de um compromisso dos comunistas brasileiros com a revolução, de uma declarada determinação de recorrer às armas para derrubar os governos de “traição nacional”, conforme eram definidos os governos de E. Dutra e de G. Vargas. Seria um documento marcado pelo esquerdismo, mas revelador do perfil revolucionário do PCB, do seu distanciamento de qualquer tendência oportunista de direita, ou seja, reformista burguesa.

Última atualização em Sex, 02 de Agosto de 2013 03:55
Leia mais...
 
Avanço democrático ou demagogia?
Escrito por Por Anita Leocádia Prestes   

A devolução do mandato do senador Luiz Carlos Prestes é um avanço da democracia no Brasil ou medida demagógica para encobrir o desgaste dos políticos da classe dominante?




Última atualização em Sex, 19 de Abril de 2013 02:39
Leia mais...
 
Campanha Prestes - Pela libertação dos presos políticos no Brasil (1936-1945)

A Editora Expressão Popular está lançando  o novo livro de Anita Leocádia Prestes: "Campanha Prestes" pela libertação dos presos políticos no Brasil (1936-1945). Uma emocionante história de solidariedade internacional.

Última atualização em Seg, 14 de Outubro de 2013 21:34
 
30 anos sem Gregório Bezerra, herói do povo brasileiro

"Gostaria de ser lembrado como o homem que foi amigo das crianças, dos pobres e excluídos; amado e respeitado pelo povo, pelas massas exploradas e sofridas; odiado e temido pelos capitalistas"Gregório Bezerra. No dia 21 de outubro de 1983, morreu Gregório Bezerra, comunista revolucionário, que, nas palavras de Anita Prestes, personificou os explorados e oprimidos do Brasil.

 

 

 

 

Publicado em Prestes a Ressurgir

 

 

 

Última atualização em Qua, 23 de Outubro de 2013 21:27
 
Leia Artigo de ANITA LEOCÁDIA PRESTES: "UMA NOVA TENTATIVA DE BANALIZAR A IMAGEM DE LUIZ CARLOS PRESTES".
Escrito por Anita Leocadia Prestes*   

Já se passaram mais de 20 anos do desaparecimento de Luiz Carlos Prestes. Sua coerência com os ideais revolucionários a que dedicou toda sua vida, sem jamais se dobrar diante de interesses menores ou de caráter pessoal, sempre despertou o ódio dos donos do poder, levando-os à falsificação da História e das posições assumidas por Prestes para melhor poder caluniá-lo.

Última atualização em Qui, 30 de Agosto de 2012 22:04
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Pagina 8 de 10