Login
 
Home Notícias Notícias A agressão dos EUA na Síria – um plano imperialista


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


A agressão dos EUA na Síria – um plano imperialista

por Strategic Culture Foundation*

Resistir.info

O prolongado conflito da Síria e a miséria que o acompanha ao longo dos seus oito anos de duração não é casual. É intencional. Intenção imperialista americana.

À primeira vista, notamos o agravamento censurável até o absurdo deste conflito.

A Turquia, que invadiu a Síria cerca de um mês atrás, em violação da sua soberania, esta semana acusou Damasco de “terrorismo” depois de o governo sírio ter enviado forças para defender a área norte próxima de Afrin sob assalto da Turquia.

Enquanto isso, forças estadunidenses, mais uma vez ocupando ilegalmente a Síria em violação do direito internacional, afirmam estar combatendo a milícia. Mas mais frequentemente do que nunca, os americanos estão dando proteção a vários grupos terroristas. Então, quando forças do Estado sírio avançam para limpar os grupos terroristas, os EUA afirmam que estão atuando em “autodefesa” ao massacrar unidades inteiras do exército sírio.

Um novo absurdo é da responsabilidade da França, a qual tem bombardeado a Síria ilegalmente junto com os EUA e a Grã-Bretanha, advertindo a milícia iraniana, a qual está legalmente presente na Síria devido à aprovação de Damasco, de que tem de se retirar do país.

 

Como se a situação não pudesse ficar ainda mais bizarra, Israel executou mais de 100 ataques aéreos à Síria, afirmando que a agressão são “atos de autodefesa”.

O governo sírio do presidente Assad é a autoridade soberana do país, tal como reconhecido por resoluções da ONU. Ele tem o direito de defender a sua nação e reclamar áreas que foram usurpadas por grupo armadas ilegalmente. Virtualmente todos estes insurgentes são proxies apoiados pelo estrangeiros que têm travado uma guerra pela mudança de regime de acordo com os desígnios dos seus patrocinadores estrangeiros.

As únicas forças armadas legalmente presentes na Síria são aquelas da Rússia, do Irã e da milícia associada as quais foram requeridas legalmente pelo governo sírio para ajudar na defesa do estado em relação a uma guerra apoiada pelo estrangeiro.

Está dentro do direito soberano do governo sírio recuperar todas as áreas, incluindo o subúrbio leste de Ghouta próximo à capital Damasco. O distrito tem sido mantido sob sítio por extremistas apoiados pelo estrangeiro conhecidos pelo nome de Jaysh al Islam, os quais são filiados a grupos de terror proscritos internacionalmente como Frente Al Nusra e Estado Islâmico.

O ímpeto para libertar Ghouta Leste verificou-se porque os militantes têm disparado morteiros à vizinha Damasco, com resultados mortais.

Não só os Estados ocidentais violam o direito internacional ao entravar militarmente o exército sírio e os seus aliados no resgate do país de insurgentes estrangeiros, como governos e mídia ocidentais estão intensificando uma campanha de propaganda numa tentativa de atar atrás das costas as mãos das forças do estado sírio distorcendo o seu dever legal como “barbárie”.

Do meio milhão de pessoas que morreram nos últimos sete anos de guerra na Síria, estima-se que aproximadamente a metade do total eram membros do exército sírio.

Em acrescento às calúnias do ocidente acerca da Síria estão afirmações de que forças do Estado sírio têm utilizado armas químicas sobre populações civis. A evidência aponta para o fato de que são os chamados jihadistas apoiados pelo ocidente que têm utilizado furtivamente estas armas para atuações de propaganda de falsa bandeira.

Para entender o caótico conflito na Síria, devemos mencionar os desígnios imperiais, velhos de décadas, dos EUA e seus aliados em relação ao país. O governo americano e o britânico, desde Eisenhower e Churchill na década de 1950, quiseram desestabilizar e subjugar a República Árabe – uma antiga colónia francesa.

Em 1996, uma nova geração de imperialistas em Washington, liderada por Richard Perle, Douglas Feith, David Wurmser e outros neoconservadores formulou a estratégia “Clean Break”. Esta estratégia, em conjunto com Israel, pretendia desestabilizar e “repelir” a Síria devido à sua aliança com a Rússia, Irão e Hezbollah.

Mais amplamente, os neoconservadores em Washington declararam abertamente o seu objetivo de balcanizar toda a região a fim de, de acordo com o seu cálculo, tornar Israel mais seguro. A Síria e o Iraque eram as principais prioridades para o caos imposto pelos EUA.

Significativamente, a estratégia Clean Break designava a Turquia como um parceiro para os EUA e Israel implementarem este plano.

Os mesmos planejadores neoconservadores americanos continuaram a ocupar posições chave no Pentágono e no Departamento de Estado durante administrações do presidente George W. Bush. Há toda a razão para acreditar que o seu estratagema de caos organizado – como um meio de exercer hegemonia sobre o Médio Oriente rico em petróleo – continua a ser a política condutora, embora tácita, do governo dos EUA sob o presidente Trump.

A Rússia, o Irã e o Hezbollah em grande medida ajudaram a Síria a por fim à guerra no fim do ano passado com a expulsão generalizada de insurgentes apoiados pelo estrangeiro. Contudo, um processo de paz subsequente intermediado pela Rússia, Irã e Turquia perdeu impulso. A violência na Síria parece estar se inflamando outra vez.

A crescente presença militar aberta de forças dos EUA e turcas, bem como incursões israelenses, é o fator mais claro no ressurgimento do conflito. Mas do que nunca, os EUA e seus aliados estão operando com um descarado desígnio imperial de desmembrar a Síria e sua integridade territorial.

Isto é nada menos que agressão criminosa por parte de Washington seguindo um plano deliberado de dominação regional. Esta intriga imperialista deveria ser chamada por aquilo que é pelas Nações Unidas. Mas ao invés de apoiar a Carta das Nações Unidas, figuras de topo estão juntando-se ao coro ocidental na condenação da Síria pela defesa dos seus direitos nacionais.

A ONU está parecendo ser a ineficaz Liga das Nações na década de 1930 quando estimulou a agressão nazifascista. O que os EUA e seus aliados estão fazendo agora na Síria é uma repetição – a assoprar as chamas de uma guerra mais vasta no Médio Oriente.

As leis e a soberania estão sendo esmagadas à vontade e ainda assim os meios de comunicação ocidentais e a ONU estão cegos para a agressão. Na verdade, eles estão invertendo a realidade ao culpar estados-vítima pela agressão.

O ponto principal direto é que os EUA, Turquia, Israel e outras potências da OTAN devem retirar-se da Síria. Respeitar a soberania da Síria e desistir de intrigas criminosas para mudança de regime. Isto é um cumprimento mínimo do direito internacional.

Se estes protagonistas persistirem nos seus esquemas criminosos, a região estará se encaminhando para uma conflagração que não poupará ninguém.

23/Fevereiro/2018

O original encontra-se em www.strategic-culture.org/…

Este editorial encontra-se em http://resistir.info/moriente/scf_23fev18.html

Última atualização em Qua, 28 de Fevereiro de 2018 11:53