Login
 
Home Documentos DOCUMENTO INÉDITO DE LUIZ CARLOS PRESTES


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


DOCUMENTO INÉDITO DE LUIZ CARLOS PRESTES

Apresentação

Trata-se de texto inédito de Luiz Carlos Prestes, elaborado em 1968 e apresentado para discussão em abril de 1969 ao Comitê Central do PCB, que se recusou a discuti-lo sob o pretexto que contrariava as resoluções do VI Congresso do partido, realizado em 1967.

Por essa razão o documento não pôde então ser divulgado. Prestes deixou uma cópia com sua irmã Lygia Prestes a qual, após o falecimento desta, ficou com a Anita Prestes. Outra cópia foi enviada para Moscou e mais tarde transferida para o Arquivo Edgard Leuenroth/Unicamp (coleção Luiz Carlos Prestes, pasta 009; fotocópia do documento original datilografado de 23 páginas).

Trata-se de documento extremamente crítico em relação à linha política e à tática do PCB no que se referia “aos problemas da frente única das forças antiditatoriais e do governo por que lutamos nas condições atuais”.

 

Neste documento encontram-se alguns elementos que iriam aparecer mais tarde em CARTA AOS COMUNISTAS (de março de 1980), texto em que Prestes critica e faz autocrítica das deformações do PCB ocasionadas pela adoção de uma estratégia etapista da revolução.

Em entrevista à revista NOVOS TEMAS, n.7 (2012, p. 31-2), Anita Prestes esclarece: “Nesse documento... Prestes... apresenta vários problemas, mas levanta, basicamente, que os comunista no Brasil, naquela época, deviam lutar contra a ditadura, mas só lutar contra a ditadura descaracterizava o partido como um partido revolucionário da classe operária. Quer dizer, na luta contra a ditadura, na opinião dele, era necessário – ele cita Lenin, inclusive nesse sentido – aproveitar essa participação na luta contra a ditadura para educar o trabalhadores, as massas, no sentido da necessidade do socialismo, e formar quadros, as lideranças, para marchar rumo ao socialismo. Essa é a proposição dele nesse documento.”

Leia o arquivo PDF

Última atualização em Ter, 06 de Abril de 2021 17:33