Escrito por Anita Leocadia Prestes
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DOS REVOLUCIONES – LA REVOLUCIÓN RUSA (1917) Y LA REVOLUCIÓN ALEMANA (1918): SIN PARTIDO DE VANGUARDIA LA REVOLUCIÓN ES DERROTADA (ENSEÑANZAS PARA EL DIA DE HOY) TWO REVOLUTIONS – THE RUSSIAN REVOLUTION (1917) AND THE GERMAN REVOLUTION (1918): NO AVANT-GARDE PARTY REVOLUTION IS DEFEATED (TEACHINGS FOR THE PRESENT DAY) DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i2.32904
Resumo: No artigo, a partir da comparação da Revolução Russa (1917) com a Revolução Alemã (1918), afirma-se que, sem partido de vanguarda, o processo revolucionário é levado à derrota. Ressalta-se o papel do reformismo como freio à formação de um partido revolucionário. Tal conclusão traz ensinamentos para os dias atuais, sendo abordado o exemplo do Partido dos Trabalhadores no Brasil.
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Última atualização em Ter, 26 de Novembro de 2019 05:41 |
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Escrito por Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro
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Novo livro da historiadora Anita Prestes lançado pela Boitempo Editorial
[O LIVRO ENCONTRA-SE EM PRÉ-VENDA NO SITE DA BOITEMPO E ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DO DIA 13/11]
Em Viver é tomar partido: memórias, Anita Leocadia Prestes narra sua extraordinária trajetória de vida, militância e pensamento. Autora de mais de uma dezena de livros sobre a história do comunismo no Brasil e no mundo, passando pela vida de seus pais – objeto de suas publicações mais recentes, Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro (Boitempo, 2015) e Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo (Boitempo, 2017) –, a historiadora lança agora esse relato memorialístico em que momentos importantes da história mundial são mesclados à narrativa de suas vivências pessoais.
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Escrito por Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro
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Cadernos do GPOSSHE On-line, v. 2 n. 1 (2019): Dossiê: Crise da educação em tempos de neoconservadorismo
Busca-se refletir sobre a contribuição do conhecimento produzido em História da Educação para pensar o momento atual de desmonte da educação no país, em particular, a educação pública. Nesse sentido, discute-se o papel da educação como um campo de disputa entre várias propostas de sociedade, entre diferentes concepções do mundo, como um terreno onde os grupos sociais lutam pela hegemonia, pela conquista do consenso para seus diferentes projetos societários.
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Última atualização em Sex, 23 de Agosto de 2019 20:06 |
Escrito por Anita Leocadia Prestes
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Resumo: No artigo adota-se a metodologia comparativa para realizar a apreciação detrês regimes autoritários da História do Brasil republicano nos séculos XX-XXI: o Estado Novo (1937-1945), a ditadura militar (1964-1985) e o regime atual (a partir do golpe jurídico-parlamentar de 2016). A partir do entendimento das diferenças existentes entre os conceitos de autoritarismo e fascismo, definidos por uma interpretação baseada...
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Resumo: No artigo adota-se a metodologia comparativa para realizar a apreciação detrês regimes autoritários da História do Brasil republicano nos séculos XX-XXI: o Estado Novo (1937-1945), a ditadura militar (1964-1985) e o regime atual (a partir do golpe jurídico-parlamentar de 2016). A partir do entendimento das diferenças existentes entre os conceitos de autoritarismo e fascismo, definidos por uma interpretação baseada |
Última atualização em Sáb, 03 de Outubro de 2020 15:52 |
Escrito por Anita Leocadia Prestes
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Publicado no livro: ALVES, Gracilda e HOFFMANN, Raquel (org.). Memória: questões historiográficas e metodológicas. Rio de Janeiro, Autografia, 2019, p.197-215.
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Última atualização em Ter, 13 de Agosto de 2019 01:27 |
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