Login
 
Home Artigos


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Artigos
Uma universidade popular no Brasil: os caminhos para sua conquista
Escrito por Anita Leocádia Prestes   

No artigo, registra-se a importância que atualmente vem adquirindo o debate em torno da conquista ou da construção de uma universidade popular no Brasil e afirma-se que, de acordo com a concepção marxista de História, é possível indicar um ponto de partida fundamental para a abordagem dessa questão – uma universidade popular só poderá existir num futuro socialista. Segundo Marx, o Estado representa os interesses da burguesia e, como tal, não pode estar interessado em promover uma educação igual para todos. A luta pela universidade popular – e pela educação popular de uma maneira geral – deve fazer parte da luta pela substituição do regime capitalista pelo socialista. O grande problema consiste em definir como, a partir das condições atuais, de hoje, caminhar rumo ao socialismo. No artigo destaca-se a importância do “bloco histórico” proposto por A. Gramsci e ressalta-se o legado de L. C. Prestes, que aponta para a necessidade de considerar as formas de transição ou de aproximação ao poder revolucionário, abrindo caminho para a revolução socialista.

Veja mais

Última atualização em Dom, 13 de Dezembro de 2015 02:24
 
Termina o jogo
Escrito por Ángeles Maestro   

A tragicomédia representada pelo Syriza neste Verão de 2015 teve a virtude de deixar claro perante grandes sectores da população as chaves do momento político que caracterizam as sociedades de uma boa parte dos países da Europa e da América Latina. Tornaram-se evidentes pontos de ruptura que até este momento só eram percebidos por minorias com capacidade de influência muito limitada. 

As políticas imperialistas no quadro de uma gravíssima crise geral do capitalismo não têm nenhuma margem de manobra para acções sociais que melhorem – ainda que minimamente – as condições de vida das suas populações. 

No âmbito da UE e do Euro é impossível qualquer outro tipo de políticas que não seja o aprofundamento das medidas de austeridade. A capitulação absoluta do Syriza marca a derrocada dos seus imitadores da "esquerda radical" ou da "nova esquerda".

Leia mais...
 
As posições revisionistas (oportunistas) do Marxismo, o reformismo burguês e a situação no Brasil de Hoje
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

Conferência de Anita Prestes em Portugal pronunciada em Beja e no Porto.

O legado de Luiz Carlos Prestes, ao apontar para a necessidade de considerar possíveis formas de transição ou de aproximação ao poder revolucionário, que venha a abrir caminho para a revolução socialista, constitui uma contribuição valiosa para as forças de esquerda que hoje estão empenhadas na luta por transformações profundas da sociedade brasileira, na luta por mudanças que não sirvam aos desígnios dos políticos das classes dominantes, interessados em que “tudo mude para que tudo permaneça como está”.

Publicada em resistir.info e odiário.info

Veja o arquivo PDF clicando aqui

Última atualização em Qui, 22 de Outubro de 2015 10:57
 
«Syriza nº 2» e a nova tentativa de enganar o povo
Escrito por (Artigo da Secção de Relações Internacionais do CC do KKE)   

«Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio» dizia o antigo filósofo Heráclito, mas alguns gregos da época actual parecem ignorar essa afirmação. Trata-se das forças políticas que recentemente se separaram de SYRIZA e declararam a criação de um novo partido, da «Unidade Popular» (LAEN). O Secretário-Geral do Comité Central do KKE, Dimitris Kutsumbas, referiu-se a esse acontecimento e sublinhou que «não se deve aceitar outra vez a mesma manobra contra o povo. Além do mais, normalmente as continuações são piores do que o primeiro filme».

O sistema usou a sua «reserva de esquerda»

Para entender este último acontecimento político na Grécia vale a pena mencionar alguns dados sobre a história de SYRIZA. SYRIZA constituiu-se como uma unificação de diversos grupos oportunistas, com SYNASPISMOS (SYN) como núcleo fundamental, ou seja as forças que se afastaram do KKE na década de noventa, influenciadas pelas ideias de Gorbatchov, depois de terem, sem êxito, tratado de social-democratizar e autodissolver organizativamente o KKE. A essas forças tinham-se juntado anteriormente, em 1968, aqueles que tinham saído do KKE sob a influência da corrente oportunista eurocomunista.

O programa de SYN foi sempre um programa de gestão social-democrata, através de reformas.

 

Última atualização em Sáb, 12 de Setembro de 2015 17:33
Leia mais...
 
“O que ocorreu na Grécia demonstra que outro capitalismo é impossível”
Escrito por Ángeles Maestro   

Documento sem título Insurgente entrevista Ángeles Maestro, militante de Red Roja

Há algum tempo que a Red Roja vem formulando a questão: romper com a extorsão da Dívida tem carácter de linha de demarcação. Clarifica perante o povo o eixo político principal que neste momento sustenta toda engrenagem do poder e do qual este não pode prescindir. Nesse sentido, Não pagar a Dívida equivale à exigência de Paz, Pão e Terra dos bolcheviques.”

¿O que ocorreu na Grécia é um golpe duro para os que defendem o “Sim é possível” dentro do marco capitalista?

É uma demostração mais de que outro capitalismo é impossível [1]. Dentro da estrutura de poder e das relações sociais capitalistas não há qualquer espaço, não já para recuperar o perdido e regressar Estado de Bem-estar como defendem tanto Podemos, como IU e seus satélites de “Ahora en común”, mas nem sequer para deter os intermináveis apertos de garrote em direcção ao abismo, como ficou demonstrado na Grécia.
O pagamento da Dívida, como sucedeu na América Latina, África e Asia, é o mecanismo de extorsão por excelência para impor aos governos as políticas que as classes dominantes requerem; máxime em uma situação de profunda crise geral do capitalismo sem saída previsível.
Sem assumir a anulação unilateral do pagamento da Dívida e a consequente saída do Euro e da UE, não há outra opção senão o espectáculo lamentável do Syriza: ajoelhar perante as imposições ilimitadas da troika e levar o país ao descalabro garantido.
A Red Roja vem a dizê-lo desde há dois anos: o pagamento da Dívida é o fim de qualquer soberania e dos direitos sociais e laborais [2]. Não é que tivéssemos uma bola de cristal que nos permitisse saber o que finalmente veio a suceder na Grécia, simplesmente fizemos análises rigorosas sem os antolhos do oportunismo eleitoralista.

Última atualização em Qua, 12 de Agosto de 2015 11:42
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximo > Fim >>

Pagina 13 de 30