Login
 
Home


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Documentos


Estudos 1971

APRESENTAÇÃO

A seguir, artigo de Luiz Carlos Prestes, hoje pouco conhecido, publicado na revista clandestina do PCB, Estudos, nº 2, de março de 1971. Estávamos no auge da ditadura militar, em pleno Governo Médici, durante o qual a repressão contra os comunistas foi extremamente violenta. O PCB continuava atuante, apesar da rigorosa ilegalidade a que era submetido. Como é possível perceber na cópia do artigo, a revista teórica do partido era editada em mimeógrafo; sua distribuição, feita de mão em mão.

O artigo de Prestes tem como tema central o combate às concepções ?subjetivistas?, segundo as quais o processo revolucionário no Brasil deveria seguir modelos pré-existentes das experiências de outros países, como URSS, China, Vietnam ou Cuba. O então secretário-geral do PCB, ao fazer a defesa das resoluções do VI Congresso do partido, realizado em 1967 ? embora já divergisse de alguns aspectos dessas resoluções, como se evidenciaria mais tarde -, mostra preocupação com a ?tendência à transposição mecânica a nosso país da experiência de outros povos?.

O artigo é particularmente interessante, pois revelador da atenção dispensada por Prestes à caracterização do Estado brasileiro, por ele qualificado como ?fortaleza da reação? e ?muralha reacionária.? O secretário-geral do PCB adverte que os comunistas haviam deixado de lado ?o poderio do Estado? no Brasil, ?poderio que não é apenas econômico, mas também político e ? o que é mais importante ? apoiado numa tradição reacionária, de instrumento de opressão, de violência e de arbítrio contra a maioria da nação?.

A análise histórica do Estado brasileiro feita por Prestes neste artigo se mantém atual e, em grande parte, válida para nossos dias e para todos aqueles que se preocupam com as possíveis vias da revolução brasileira.

Última atualização em Qui, 18 de Março de 2010 18:40
Leia mais...
 
Proposta para discussão de um Programa de Soluções de Emergência

Contra a Fome, a Carestia e o Desemprego (1982)



Última atualização em Qua, 21 de Outubro de 2009 00:17
 
Manifesto de Maio de 1930

Última atualização em Sáb, 17 de Outubro de 2009 20:28
 

Carta aos Comunistas

Luiz Carlos Prestes*

Companheiros e amigos!

De regresso ao Brasil, pude, nos meses já de­corridos, entrar em contato direto com a realidade nacional e melhor avaliar os graves problemas que enfrenta o PCB, o que me leva ao dever de diri­gir-me a todos os comunistas, a fim de levantar algumas questões que, em minha opinião, torna­ram-se candentes para todos os que, em nosso país, de uma ou de outra forma, interessam-se pela vitória do socialismo em nossa terra. E é baseado no meu passado de lutas e de reconhecida dedicação à causa revolucionária e ao PCB, que me sinto com a autoridade moral para dizer-lhes o que penso da situação que atravessamos.

Sinto-me no dever de alertar os companheiros e amigos para o real significado da vasta campa­nha anticomunista que vem sendo promovida nas páginas da imprensa burguesa. Campanha esta visivelmente orquestrada pelo regime ditatorial, visando a desmoralização, a divisão e o aniquila­mento do PCB. Fica cada vez mais evidente que, através de intrigas e calúnias, o inimigo de classe ? após nos ter desferido violentos golpes nos últimos anos ? pretende agora minar o PCB a partir de dentro, transformando-o num dócil ins­trumento dos planos de legitimação do regime. Este é o motivo pelo qual as páginas da grande imprensa foram colocadas à disposição de alguns dirigentes do PCB, enquanto em relação a outros o que se verifica é o boicote e a tergiversação de suas opiniões. Basta lembrar a matéria publicada no Jornal do Brasil de 3 de fevereiro último, quando esse jornal falseia a verdade ao dizer que me recusei a manifestar minha opinião e, ao mes­mo tempo, serve de veículo a uma série de calúnias e acusações que lhe teriam sido fornecidas por algum dirigente que não teve a coragem de se identificar.

Última atualização em Sex, 16 de Outubro de 2009 16:50
Leia mais...
 
Apresentação de ?Carta aos Comunistas?

Anita Leocádia Prestes*

Divulgada em março de 1980, inicialmente entre os militantes comunistas, a ?Carta aos Comunistas? de Luiz Carlos Prestes reflete um momento histórico especial na trajetória do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Com a anistia dos presos e perseguidos políticos, decretada pelo Governo João Figueiredo em agosto de 1979, e a relativa ?abertura? então em curso promovida pela ditadura militar implantada no Brasil a partir do golpe de 1964, tornou-se possível o regresso ao país dos exilados políticos. Dentre estes, Prestes era um dos mais destacados. Sua chegada ao aeroporto do Galeão (RJ), em 20 de outubro de 1979, transformou-se em uma grande manifestação de júbilo popular e de entusiasmo dos comunistas, que aguardavam sua liderança máxima, à espera de uma saída para a crise que reconhecidamente abalava as estruturas do PCB.

Nos anos setenta, diante da feroz repressão desencadeada pela ditadura contra as forças de esquerda no Brasil e, em particular, contra o PCB ? que teve dez membros do seu Comitê Central ?desaparecidos? -, uma parte de sua direção havia sido deslocada para a Europa, incluindo, o secretário-geral do Partido, Luiz Carlos Prestes.  No exílio, a direção partidária fora reorganizada, tendo em vista a recuperação do PCB no Brasil, cuja estrutura havia sido profundamente golpeada pela repressão policial.

Última atualização em Dom, 04 de Outubro de 2009 19:33
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>

Pagina 4 de 4