Login
 
Home Início


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


ILCP
Um "poder" acima dos outros

Leia Artigo de L.C. Prestes publicado na imprensa às vésperas da promulgação da Constituição de 1988, em que é desmascarado o "poder militar", acima dos três poderes da República, consagrado no Artigo 142 da nova Constituição.

Última atualização em Dom, 27 de Novembro de 2011 14:51
Leia mais...
 
Assista o vídeo: Conversa com Anita Leocádia Prestes

CASA DAS PALAVRAS - TV Câmara
Publicado em 10 de abr de 2017
Autoria da TV Câmara

Dim lights Embed Embed this video on your site

Última atualização em Qua, 19 de Abril de 2017 22:59
 
“A QUE HERANÇA DEVEM OS COMUNISTAS RENUNCIAR?”

Apresentamos artigo de autoria de Anita Leocádia Prestes, publicado na revista Oitenta, de novembro de 1980. Trata-se de texto elaborado com a participação de Luiz Carlos Prestes, com o objetivo de contribuir para a discussão e a compreensão da “Carta aos comunistas” lançada por Prestes em março de 1980.  Pela importância que adquiriu e pelo interesse que vem despertando até hoje, o texto tornou-se um documento de época, de inegável valor histórico. Esta a razão por que o incluímos na seção “Documentos” do sítio do Instituto Luiz Carlos Prestes. Baixe o PDF aqui.

Última atualização em Qua, 05 de Janeiro de 2011 04:49
Leia mais...
 
"BRASIL: EXISTE AMEAÇA FASCISTA?"
Escrito por Anita Leocádia Prestes   

Diante do fenômeno “Bolsonaro” que se explicitou com as eleições deste ano, parte das “esquerdas” se depara com a seguinte questão: podemos afirmar que existe uma ameaça fascista em nosso país? Seria correto identificar esse fenômeno com o fascismo?

Enquanto alguns empregam o termo fascismo como sinônimo de autoritarismo, identificando qualquer forma de regime autoritário com essa designação, outros a associam exclusivamente a regimes que se estabeleceram na Europa, durante os anos de 1920/1930, em especial os que contaram com as lideranças de Hitler na Alemanha e Mussolini na Itália.

Última atualização em Dom, 14 de Outubro de 2018 14:39
Leia mais...
 
Luiz Carlos Prestes, a Constituinte e a Constituição de 1988
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

Resumo


As advertências levantadas por Luiz Carlos Prestes antes, durante e após os trabalhos da Constituinte de 1988, a respeito da presença e do domínio do poder militar na vida nacional e da necessidade de abolir a Lei de Segurança Nacional e o entulho da legislação fascista implantada no Brasil durante os 21 anos de ditadura militar (1964 a 1985), para assegurar a conquista de um regime democrático – mesmo nos marcos do sistema capitalista -, são confirmadas pela realidade dos nossos dias atuais. Trinta anos após a promulgação da Constituição de 1988, permanecemos reféns da tutela militar, com o artigo 142 da Constituição em plena vigência, voltando inclusive a ser utilizado contra manifestação popular, e a Lei de Segurança Nacional sendo mantida como uma espada de Dámocles sobre a cabeça de todos os brasileiros.

Leia mais

Última atualização em Seg, 01 de Outubro de 2018 23:45
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Pagina 1 de 10