Login
 
Home Notícias


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Notícias
La batalla de Ayacucho, ahora en el siglo veintiuno

por Atilio A. Boron,

La batalla de Ayacucho, librada el 9 de diciembre de 1824, selló el destino del imperio español en América del Sur. El Gran Mariscal de esa heroica batalla, Antonio José de Sucre, en su arenga final a los soldados pronunció las siguientes palabras: “de los esfuerzos de hoy depende la suerte de América del Sur; otro día de gloria va a coronar vuestra admirable constancia.” El próximo 7 de Octubre Nuestra América se encamina hacia una segunda batalla de Ayacucho. Las elecciones que se lleven a cabo en la República Bolivariana de Venezuela tienen, como el heroico combate librado en tierras peruanas, una extraordinaria resonancia continental. Un triunfo del presidente Hugo Chávez Frías fortalecería los aires de renovación política, económica y social que recorren América Latina y el Caribe desde finales del siglo pasado y que nos han permitido dar importantes pasos hacia nuestra segunda y definitiva independencia. Su derrota, en cambio, implicaría un fenomenal retroceso no sólo para Venezuela sino para los países del ALBA y, además, para toda Nuestra América.

Última atualização em Seg, 08 de Outubro de 2012 01:35
Leia mais...
 
A indignação popular e o coro do medo

por Miguel Urbano Rodrigues

A revolta torrencial das massas contra a política do Governo Passos-Portas, fenómeno social altamente positivo, colocou este na defensiva. Mas, recordando outra vez ensinamentos de Lénine, torna-se indispensável tomar consciência que é dever indeclinável de um partido revolucionário organizar as massas, assumir na luta o papel de vanguarda. Só a organização e a persistente continuidade farão com que acções como as grandes manifestações de protesto dos últimos dias possam configurar uma ameaça concreta ao sistema de poder vigente.

Última atualização em Qui, 27 de Setembro de 2012 13:08
Leia mais...
 
O Fórum de São Paulo e os seus desafios: resposta a Valter Pomar

por ATÍLIO BORON

Enfrentamos a pior crise do capitalismo em toda a sua história, uma crise cuja resolução é impossível dentro do capitalismo. Vivemos numa época em que as contradições desse modo de produção se potenciaram exponencialmente, criando as condições objectivas para um salto revolucionário. Perante esta situação não podemos continuar a pensar ou a fazer o mesmo que antes. Se o Fórum de São Paulo não for capaz de, na próxima edição, encarar e discutir estes temas com a profundidade que merecem, o risco que se corre é que o destino deste espaço latino-americano seja o mesmo de tantas outras bem-intencionadas instituições internacionais: primeiro o rigor mortis da sua burocratização e finalmente o seu desaparecimento, em consequência da incapacidade para responder aos desafios da época.

Última atualização em Qua, 26 de Setembro de 2012 15:01
Leia mais...
 
A linguagem da verdade na luta de massas

Em situações históricas como a actual os responsáveis pelas crises optam pelo auto elogio, enquanto se preparam para responder com a repressão ao protesto popular. Os Passos, Relvas e Companhia Lda esquecem que no movimento de fluxo e refluxo da História as grandes crises desembocam quase sempre numa contestação torrencial quando os povos, atingido um limite, não podem mais suportar a opressão da classe dominante e se mobilizam para lhe por termo.

Leia mais...
 
Diálogo de paz na Colômbia - Vitória das FARC, derrota do Governo

A inesperada assinatura em Havana de um protocolo entre representantes das FARC e do governo colombiano para a abertura de um diálogo de paz suscitou uma onda de comentários contraditórios.

Influentes media europeus identificaram no acontecimento uma vitória do governo de Juan Manuel Santos. Tal conclusão revela desconhecimento da realidade colombiana. Na realidade as FARC alcançaram uma grande vitória política.

O início de conversações com o actual governo susceptíveis de conduzir ao fim do conflito colombiano foi formulado em Agosto de 2011 pelo comandante-chefe das FARC, Alfonso Cano. Três meses depois caiu combatendo durante uma grande ofensiva do Exercito. O presidente Santos afirmou então que a alternativa para as FARC era escolher entre «el carcere y la tumba».

Última atualização em Qui, 30 de Agosto de 2012 09:07
Leia mais...
 
A Mudança de Regime na Síria: Uma História Verdadeira

As pessoas que acedem aos média ocidentais são diariamente alimentadas com a narrativa com que a Síria está envolvida numa revolta democrática que representa uma extensão da Primavera Árabe. A situação real é outra, em absoluto.

Última atualização em Sáb, 21 de Julho de 2012 17:34
Leia mais...
 
O KKE continuará a luta pelo derrube da barbárie capitalista

por Giorgios Marinos [*]

O KKE estende desde já os seus calorosos agradecimentos a todos os partidos comunistas, aos homens e mulheres comunistas, bem como a um largo número de militantes de todo o mundo que exprimiram a sua sincera solidariedade e apoio ao nosso partido, porque valorizaram as árduas batalhas de classe em que está envolvido desde há muito, antes e depois da crise capitalista.

O nosso partido continuará a ser digno dessa confiança e levará avante a luta pelos interesses mais profundos da classe trabalhadora e das populações, pelo derrube da barbárie capitalista e pelo socialismo. O objectivo da abolição da exploração do homem pelo homem, princípio basilar dos partidos comunistas, assim o exige.

Última atualização em Qui, 19 de Julho de 2012 03:22
Leia mais...
 
Grécia: um passo em frente para a troika, dois passos atrás para o povo grego

A UE ainda vai tolerando que a opinião popular se manifeste em eleições. Mas só aceita os resultados dessas consultas se eles forem do agrado do grande capital.
Foi assim com vários referendos em diversos países. Foi também assim com os resultados das eleições de 6 de Maio na Grécia, em que as forças políticas responsáveis pela imposição do ruinoso memorando FMI/BCE/UE foram estrondosamente derrotadas.
Dessas eleições saiu um parlamento sem quaisquer condições para formar um governo. Convocadas novas eleições, toda a colossal máquina de pressão e ingerência mediática, económica e política do grande capital foi posta em marcha no sentido de influenciar uma alteração nessa situação. O resultado das eleições de 18 de Junho mostra que a desenfreada chantagem - nacional e internacional - que foi exercida sobre o povo grego produziu efeitos, conduzindo a alterações significativas na votação de várias forças políticas. A votação polarizou-se em ND e SYRIZA, ambas com muito significativas subidas eleitorais. O PASOK teve nova quebra, o KKE sofreu um claro revés, a extrema-direita voltou a conseguir um bom resultado.

Última atualização em Sáb, 23 de Junho de 2012 14:40
Leia mais...
 
"LA COLUMNA PRESTES"







Lançado em Caracas, pela "Fundacion Editorial El Perro y  La Rana" del Gobierno Bolivariano de Venezuela-Ministério del Poder Popular para la Cultura, o livro "LA COLUMNA PRESTES", de autoria de Anita Leocádia Prestes.

Última atualização em Sáb, 09 de Junho de 2012 04:12
 
FARC: 48 anos de luta Revolucionária

 

Miguel Urbano Rodrigues

 

Não há precedente na história da América Latina para uma saga revolucionária comparável à das FARC. Fundada há quase meio século, a guerrilha das FARC luta contra o mais poderoso exército do Sul do Hemisfério, armado e financiado pelo imperialismo estado-unidense.

Sucessivos governos anunciaram ao longo dos anos em Bogotá o seu fim iminente. Mas não há calúnia nem discurso dos presidentes e generais da oligarquia colombiana que possa esconder o óbvio: as FARC-EP - guerrilha-partido marxista-leninista - prosseguem a luta por uma Colômbia independente, democrática e progressista.

Última atualização em Ter, 05 de Junho de 2012 12:35
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximo > Fim >>

Pagina 12 de 22