Login
 
Home Notícias


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Notícias
KHADAFI MORREU COMBATENDO COM DIGNIDADE E COERÊNCIA

*Miguel Urbano Rodrigues

A foto divulgada pelos contra-revolucionários do CNT elimina dúvidas: Muamar Khadafi morreu.

Notícias contraditórias sobre as circunstâncias da sua morte correm o mundo, semeando confusão. Mas das próprias declarações daqueles que exibem o cadáver do líder líbio transparece uma evidência: Khadafi foi assassinado.

No momento em que escrevo, a Resistência líbia ainda não tornou pública uma nota sobre o combate final de Khadafi. Mas desde já se pode afirmar que caiu lutando.

Última atualização em Sex, 21 de Outubro de 2011 19:33
Leia mais...
 
DOCUMENTO APROVADO PELA ASSEMBLEIA GERAL DA CIDADE DE NOVA IORQUE

:: ODiario.info :: http://www.odiario.info ::

(NYC GENERAL ASSEMBLY ) EM 29 DE SETEMBRO DE 2011 NYCGA 2011-10-05 06:59:00 

Quando nos reunimos solidariamente para exprimir um sentimento massivo de injustiça, não devemos perder de vista aquilo que aqui nos reuniu. Escrevemos para afirmar a todos os que se sentem prejudicados pela força das corporações em todo o mundo que somos vossos aliados.

Última atualização em Qui, 06 de Outubro de 2011 21:31
Leia mais...
 
O Povo da Grécia luta pela construção do futuro

por Miguel Urbano Rodrigues*

Os governos do capital de Washington a Berlim, alarmados com a crise pantanosa em que estão atolados, apresentam da Grécia a imagem de uma sucursal do inferno. Mas pelo mundo afora milhões de oprimidos acompanham com admiração e respeito o combate dos trabalhadores revolucionários do país que foi berço de uma civilização que marcou indelevelmente o rumo da humanidade.

 

Última atualização em Qua, 28 de Setembro de 2011 04:03
Leia mais...
 
Líbia: sangue, suor e lágrimas?

Por Atilio A. Borón

A sorte do regime líbio está lançada. A essa altura, a única questão pendente é o destino de Muammar Kadafi: vai se render ou lutará até o fim? Será Allende ou Noriega? Vivo ou morto? E se vivo, o que o espera? O exílio é altamente improvável, pois não há quem o receba e, além do mais, sua imensa fortuna depositada em bancos dos EUA, Inglaterra, França e Itália está bloqueada.

O mais provável será que siga a sorte de Slobodan Milosevic e termine enfrentando o Tribunal Penal Internacional, que o acusará de genocida por ter ordenado a suas tropas dispararem contra seu povo. Esbanjando uma obscena moral dupla, o TPI acolherá a petição de um país, os EUA, que não somente não assinaram o tratado [que criou o TPI], como não reconhecem sua jurisdição sobre os cidadãos estadunidenses, e ainda lançaram uma acintosa campanha contra o mesmo, obrigando mais de uma centena de países da periferia capitalista a renunciara seu direito de denunciar no TPI cidadãos estadunidenses responsáveis por crimes semelhantes – ou piores – do que os perpetrados por Kadafi.

Leia mais...
 
OS ESTUDANTES PROCURAM ACABAR COM A HERANçA DE PINOCHET RENASCEM NO CHILE OS SONHOS DE ALLENDE

Por Víctor de la Fuente

Centenas de milhares de jovens manifestam-se nas ruas, algo que não se via desde os anos finais da ditadura (1). Em três meses de mobilizações massivas, os estudantes chilenos mudaram a face do país e puseram em posição incómoda o governo de direita de Sebastián Piñera. Depois de duas décadas em que permaneceu semiadormecida, a sociedade chilena despertou quando de algum modo já se tinha formado a ideia de que não havia outra alternativa senão o neoliberalismo. “Está a chegar ao fim uma etapa da história do país. Começou há mais de vinte anos e envolveu cinco governos. Começou cheia de esperanças quando os chilenos puseram fim em 1988 a uma ditadura. Para além dos seus êxitos, a etapa pós-ditatorial acumulou desesperança e frustração. As promessas não realizadas consolidaram uma sociedade profundamente injusta”, sintetiza um texto escrito por três dirigentes de uma nova força de esquerda (2).

Última atualização em Sex, 09 de Setembro de 2011 04:22
Leia mais...
 
AS INCÓGNITAS DO 15M VÃO-SE CLARIFICANDO. DO MOVIMENTO APOLÍTICO RESTA CADA VEZ MENOS. OS ELOGIOS MEDIÁTICOS DÃO LUGAR Á REPRESSÃO.

Ángeles Maestro

Madrid recupera a passos de gigante a sua vitalidade popular. A resposta dada por mais de 20.000 pessoas – segundo as agências -, em plena canícula do Verão, ao constrangimento que decorre da parafernália e do esbanjamento de dinheiros públicos por ocasião da visita do Papa converteu o 17 de Agosto de 2011 numa jornada histórica. A raiva, a alegria, a animação e a rebeldia do povo anti-clerical inundaram as ruas do centro de Madrid. Já dizia Quevedo que a pobreza, “sendo embora tão cristã, tem cara de herege”.

Última atualização em Sáb, 27 de Agosto de 2011 23:24
Leia mais...
 
OS ESTUDANTES CHILENOS ENCURRALAM PIñERA E EXIGEM “MUDAR DE MODELO”

:: ODiario.info :: http://www.odiario.info ::
Carlos Aznárez

Enquanto  o governo de Sebastián Piñera se encontra em queda livre em termos de aceitação pública (num ano passou de 47% a 26%, e nem sequer tirou proveito do aniversário do badalado resgate dos mineiros), os seus ministros ligados à área da Educação parecem não encontrar outra via que não seja a repressão para acalmar as manifestações estudantis que têm mobilizado multidões. De facto, nos dias que passam, os estudantes dos ensinos secundário e universitário de todo o país, juntamente com professores e pais e um número considerável de trabalhadores em luta cumprem uma greve nacional e voltam a apossar-se das amplas avenidas de Santiago para mostrar que o movimento que reivindica uma educação mais voltada para a inclusão do que para o lucro está de boa saúde.

Última atualização em Sex, 19 de Agosto de 2011 04:06
Leia mais...
 
O TERRORISMO DE ESTADO AMERICANO

AMEAÇA A HUMANIDADE E IMPEDE A PAZ
*Por Miguel Urbano Rodrigues

A humanidade enfrenta a mais grave crise de civilização da sua história. Ela difere de outras, anteriores, por ser global, afectando a totalidade do planeta. É uma crise política, social, militar, financeira, económica energética, ambiental, cultural.

O homem realizou nos últimos dois séculos conquistas prodigiosas. Se fossem colocadas a serviço da humanidade, permitiriam erradicar da Terra a fome, o analfabetismo, as guerras, abrindo portas a uma era de paz e prosperidade.

Última atualização em Sex, 12 de Agosto de 2011 04:55
Leia mais...
 
Memórias, de Gregório Bezerra

Mais de trinta anos após a publicação das Memórias (1979), de Gregório Bezerra, o lendário ícone da resistência à ditadura militar é homenageado com o lançamento de sua autobiografia pela Boitempo Editorial, acrescida de fotografias e textos inéditos, e em um único volume. O livro conta com a contribuição decisiva de Jurandir Bezerra, filho de Gregório, que conservou a memória de seu pai; da historiadora Anita Prestes, filha de Olga Benário e Luiz Carlos Prestes, que assina a apresentação da nova edição; de Ferreira Gullar na quarta capa; e de Roberto Arrais no texto de orelha. Há também a inclusão de depoimentos de Oscar Niemeyer, Ziraldo, da advogada Mércia Albuquerque e do governador de Pernambuco (e neto de Miguel Arrais) Eduardo Campos, entre muitos outros.

Título: MEMÓRIAS

Autor(a):  GREGÓRIO BEZERRA

Páginas: 648

Ano da publicação: 2011

Última atualização em Qua, 28 de Setembro de 2011 04:24
Leia mais...
 
PARTIDO ÚNICO E DEMOCRACIA E CORRUPÇÃO

 

Entrevista com Fidel Castro

Ignacio Ramonet – Gostaria de perguntar se você não acha que a estrutura de partido único seria inadequada para a sociedade cada vez mais complexa como a atual sociedade cubana.

Fidel Castro – Quanto mais cultura adquire e mais conhece o mundo, mais o nosso povo se contenta com a unidade e mais a valoriza. Posso ver o espetáculo que ocorre em alguns países que têm 100 ou 120 partidos... Não acredito que se possa idealizar isso como forma de governo, nem se pode idealizar isso como forma de democracia. Seria uma loucura, uma manifestação de alienação. Como um país do Terceiro Mundo pode se organizar e se desenvolver com cem partidos? Isso não conduz a nenhuma fórmula saudável de governo. Em muitos países, o sistema eleitoral clássico, o tradicional, com múltiplos partidos, acaba se transformando em um concurso de simpatia ou não, de verdade, em um concurso de competência, de honestidade, de talento para governar. Em uma eleição desse tipo, acaba se elegendo o mais simpático, aquele que se comunica melhor com as massas, aquele que tem a presença mais agradável, a melhor propaganda na televisão, na imprensa escrita e no rádio. Ou, finalmente, aquele que tem mais dinheiro para gastar em publicidade.

Última atualização em Qua, 13 de Julho de 2011 13:05
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximo > Fim >>

Pagina 14 de 22