Login
 
Home Notícias


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Notícias
LíBIA: O QUE OS MEDIA ESCONDEM

Miguel Urbano Rodrigues
odiario.info

Transcorridas duas semanas das primeiras manifestações em Benghazi e Tripoli, a campanha de desinformação sobre a Líbia semeia a confusão no mundo.

Antes de mais uma certeza: as analogias com os acontecimentos da Tunísia e do Egipto são descabidas. Essas rebeliões contribuíram, obviamente, para despoletar os protestos nas ruas do país vizinho de ambos, mas o processo líbio apresenta características peculiares, inseparáveis da estratégia conspirativa do imperialismo e daquilo que se pode definir como a metamorfose do líder.

Última atualização em Qui, 03 de Março de 2011 17:54
Leia mais...
 
Anita Prestes en Cuba: nueva edición de La columna Prestes

La Habana, 14 feb (PL) Anita Prestes, hija del revolucionario brasileño Luiz Carlos Prestes, presidió aquí la salida de una nueva edición del volumen sobre la legendaria marcha de su padre, al frente de una guerrilla, sin ser derrotado.

Con La columna Prestes -publicado por el Fondo Editorial de Casa de las Américas-, ella ganó en 1990 el Premio Casa en el género de ensayo artístico-literario.

A la cabeza de esa guerrilla de mil 500 hombres y mujeres, comandada por una docena de oficiales del Ejército y la Fuerza Pública de Sao Paulo sumados a la rebelión, su progenitor recorrió 25 mil kilómetros a través de 13 estados brasileños durante 29 meses, en los años 20 del siglo pasado.


Última atualização em Sex, 11 de Março de 2011 21:18
Leia mais...
 
O MOVIMENTO DE PROTESTO NO EGIPTO:"DITADORES" NÃO DITAM, OBEDECEM A ORDENS.
Escrito por Michel Chossudovsky*   

odiario.info

O regime Mubarak pode entrar em colapso face ao vasto movimento de protesto à escala nacional. Quais as perspectivas para o Egipto e o mundo árabe?

“Ditadores” não ditam, eles obedecem a ordens. Isto é verdade tanto na Tunísia como na Argélia e no Egipto.

Ditadores são sempre fantoches políticos. Os ditadores não decidem.

O presidente Hosni Mubarak foi o fiel servidor dos interesses económicos ocidentais e assim era Ben Ali.

Última atualização em Sáb, 12 de Fevereiro de 2011 20:12
Leia mais...
 
Obama e o messianismo imperialista
Escrito por Miguel Urbano Rodrigues   

odiario.info


O discurso de Obama sobre o Estado da União desencadeou na Europa uma torrente de elogios.

Portugal não foi excepção. Os canais de televisão, as rádios, e nos jornais os analistas da burguesia reagiram com entusiasmo à fala do Presidente dos EUA. Identificam em Barack Obama o estadista providencial que ao leme da Casa Branca vai salvar a humanidade. Registam que foi interrompido pelos aplausos dos congressistas 75 vezes e que o esboço da sua nova estratégia impressionou favoravelmente a oposição.

É compreensível a satisfação dos republicanos que dispõem agora de maioria na Câmara dos Representantes. E também os elogios dos magnatas de Wall Street e das grandes empresas. O discurso de Barack Obama assinalou uma acentuada guinada à direita da sua política. O balanço e as promessas do presidente justificam o temor de que na segunda metade do seu mandato não somente renuncie aos projectos sociais de matiz humanista que geraram esperança em milhões de estadounidenses como favoreça mais ostensivamente o capital financeiro e radicalize uma politica externa marcada pela agressividade e a ambição de hegemonia planetária.

Última atualização em Seg, 07 de Fevereiro de 2011 02:26
Leia mais...
 
La Jornada, Viernes 28 de enero de 2011

Desafíos de la crisis boliviana

Raúl Zibechi

A finales de diciembre se produjo un hecho sin precedente en la historia reciente de América Latina: el primer levantamiento popular contra un gobierno de izquierda, provocado por el aumento del precio de los combustibles decidido por el gobierno de Evo Morales. Es posible que sea el hecho político cualitativamente más importante generado por los de abajo desde el caracazo de febrero de 1989 contra uno de los primeros ajustes neoliberales en la región. Si esto fuera así, se abriría una nueva etapa en las luchas sociales en un periodo caracterizado por el alza generalizada de los alimentos.

Última atualização em Qua, 02 de Fevereiro de 2011 00:51
Leia mais...
 
La crisis egipcia y las alternativas de la política exterior de EEUU

Atilio Boron*

Lunes 31 de Enero de 2011. A continuación, una nota sobre la situación en Egipto y las alternativas a las que se enfrenta la política exterior norteamericana en la región. Fue publicada en el día de hoy en Página/12 y en otros medios digitales.

Egipto, la apuesta al gatopardismo

En el día de ayer Hillary Clinton declaró ante la prensa que lo que había que evitar a toda costa en Egipto era un vacío de poder. Que el objetivo de la Casa Blanca era una transición ordenada hacia la democracia, la reforma social, la justicia económica, que Hosni Mubarak era el presidente de Egipto y que lo importante era el proceso, la transición. A diferencia de lo ocurrido en otra ocasión, el presidente Obama no exigiría la salida del líder caído en desgracia.

Leia mais...
 
A Tunísia decidiu acabar com Ben Ali

Por Ramy Brahem*

Os meios de comunicação estrangeiros falseiam a visão dos acontecimentos. Dão a entender que a Tunísia vive um movimento social como se as causas principais fossem o desemprego ou o preço dos alimentos de base. Quando denunciam a ditadura, têm tendência para a desculpar. Acima de tudo, escondem as razões por que o governo francês apoia o regime criminoso de Ben Ali: alegam que é principalmente por causa da participação de Ben Ali na luta contra os islamitas.

Última atualização em Ter, 25 de Janeiro de 2011 10:48
Leia mais...
 
A Greve Geral de 24 de Novembro de 2010 paralisou o país.

odiario.info

A Greve Geral de 24 de Novembro de 2010 paralisou o país.

Mais de três milhões de trabalhadores participaram directamente nesta jornada. Pararam grandes empresas industriais. Pararam importantes empresas de serviços, com particular destaque para os 400 balcões encerrados da CGD. Pararam os transportes rodoviários, ferroviários, marítimos, aéreos. De mais de 500 voos previstos, não se realizou um único. Encerraram os portos marítimos e grande parte dos portos de pesca. Pararam tribunais, hospitais, escolas e faculdades, serviços municipais, centros de saúde, postos de correio. Em todo o lado onde há trabalhadores houve adesão a este extraordinário dia de luta.

Última atualização em Qui, 25 de Novembro de 2010 17:40
Leia mais...
 
Sobre a Barbárie Imperialista, A Crise do Capital e a Luta dos Povos

odiario.info - Miguel Urbano Robrigues

Camaradas e amigos

Nós, participantes neste Encontro, reunidos em Serpa, temos consciência de que o planeta Terra enfrenta uma crise global de civilização que pode ter como desfecho a extinção da Humanidade.
Contribuir para que se difunda a consciência dessa ameaça, inseparável do funcionamento de uma engrenagem monstruosa, é hoje uma tarefa revolucionária.

Difícil de assumir porque na vastidão do mundo as grandes maiorias ainda não se aperceberam de que a superação da actual crise passa pelo desaparecimento do capitalismo.

Na era da informação instantânea, a desinformação alastra. Como o capital controla o sistema mediático a nível quase planetário, a mentira é imposta como verdade aos povos. Nunca a alienação das massas foi tão cientificamente trabalhada por aqueles que as exploram. Uma contra-cultura alienante, exportada pelos EUA, contribui para a passividade das massas e um consumismo irracional, robotizante.

Última atualização em Seg, 01 de Novembro de 2010 15:15
Leia mais...
 
Pesimistas pronósticos sobre el futuro de América Latina

Sergio Ferrari - Rebelión

A continuación, interesantes aún cuando muy pesimistas reflexiones del economista y politólogo belga Eric Toussaint. Sin compartir todas y cada una de sus afirmaciones, esta entrevista enciende algunas estratégicas luces de alarma que conviene tomar muy en cuenta.

Entrevista con Eric Toussaint, coordinador del Comité para la Anulación de la Deuda del Tercer Mundo

Nubarrones preocupantes en América Latina

A pesar de una situación globalmente favorable dada la existencia de algunos gobiernos progresistas y dinámicos movimientos sociales, se perciben señales portadoras de preocupación en la actual coyuntura latinoamericana. Entrevista con el analista belga Eric Toussaint.

La intentona golpista en Ecuador del pasado 30 de septiembre y los resultados electorales en Venezuela cuatro días antes, constituyen signos que deben ser correctamente interpretados, ... (clic abajo para continuar) enfatiza Eric Toussaint, coordinador del Comité para la Anulación de la Deuda del Tercer Mundo (CADTM).

?La lectura a fondo de la etapa que vive América Latina me crea una gran inquietud ya que percibo que la situación se está degradando?, afirma el politólogo belga en entrevista durante una reciente visita a Suiza. El especialista analiza los hechos que fundamentan su argumentación

Última atualização em Seg, 01 de Novembro de 2010 15:05
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximo > Fim >>

Pagina 17 de 22