Login
 
Home Notícias


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Notícias
O Fórum de São Paulo e os seus desafios: resposta a Valter Pomar

por ATÍLIO BORON

Enfrentamos a pior crise do capitalismo em toda a sua história, uma crise cuja resolução é impossível dentro do capitalismo. Vivemos numa época em que as contradições desse modo de produção se potenciaram exponencialmente, criando as condições objectivas para um salto revolucionário. Perante esta situação não podemos continuar a pensar ou a fazer o mesmo que antes. Se o Fórum de São Paulo não for capaz de, na próxima edição, encarar e discutir estes temas com a profundidade que merecem, o risco que se corre é que o destino deste espaço latino-americano seja o mesmo de tantas outras bem-intencionadas instituições internacionais: primeiro o rigor mortis da sua burocratização e finalmente o seu desaparecimento, em consequência da incapacidade para responder aos desafios da época.

Última atualização em Qua, 26 de Setembro de 2012 15:01
Leia mais...
 
A linguagem da verdade na luta de massas

Em situações históricas como a actual os responsáveis pelas crises optam pelo auto elogio, enquanto se preparam para responder com a repressão ao protesto popular. Os Passos, Relvas e Companhia Lda esquecem que no movimento de fluxo e refluxo da História as grandes crises desembocam quase sempre numa contestação torrencial quando os povos, atingido um limite, não podem mais suportar a opressão da classe dominante e se mobilizam para lhe por termo.

Leia mais...
 
Diálogo de paz na Colômbia - Vitória das FARC, derrota do Governo

A inesperada assinatura em Havana de um protocolo entre representantes das FARC e do governo colombiano para a abertura de um diálogo de paz suscitou uma onda de comentários contraditórios.

Influentes media europeus identificaram no acontecimento uma vitória do governo de Juan Manuel Santos. Tal conclusão revela desconhecimento da realidade colombiana. Na realidade as FARC alcançaram uma grande vitória política.

O início de conversações com o actual governo susceptíveis de conduzir ao fim do conflito colombiano foi formulado em Agosto de 2011 pelo comandante-chefe das FARC, Alfonso Cano. Três meses depois caiu combatendo durante uma grande ofensiva do Exercito. O presidente Santos afirmou então que a alternativa para as FARC era escolher entre «el carcere y la tumba».

Última atualização em Qui, 30 de Agosto de 2012 09:07
Leia mais...
 
A Mudança de Regime na Síria: Uma História Verdadeira

As pessoas que acedem aos média ocidentais são diariamente alimentadas com a narrativa com que a Síria está envolvida numa revolta democrática que representa uma extensão da Primavera Árabe. A situação real é outra, em absoluto.

Última atualização em Sáb, 21 de Julho de 2012 17:34
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximo > Fim >>

Pagina 29 de 55