Login
 
Home Notícias


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Notícias
O Povo da Grécia luta pela construção do futuro

por Miguel Urbano Rodrigues*

Os governos do capital de Washington a Berlim, alarmados com a crise pantanosa em que estão atolados, apresentam da Grécia a imagem de uma sucursal do inferno. Mas pelo mundo afora milhões de oprimidos acompanham com admiração e respeito o combate dos trabalhadores revolucionários do país que foi berço de uma civilização que marcou indelevelmente o rumo da humanidade.

 

Última atualização em Qua, 28 de Setembro de 2011 04:03
Leia mais...
 
Líbia: sangue, suor e lágrimas?

Por Atilio A. Borón

A sorte do regime líbio está lançada. A essa altura, a única questão pendente é o destino de Muammar Kadafi: vai se render ou lutará até o fim? Será Allende ou Noriega? Vivo ou morto? E se vivo, o que o espera? O exílio é altamente improvável, pois não há quem o receba e, além do mais, sua imensa fortuna depositada em bancos dos EUA, Inglaterra, França e Itália está bloqueada.

O mais provável será que siga a sorte de Slobodan Milosevic e termine enfrentando o Tribunal Penal Internacional, que o acusará de genocida por ter ordenado a suas tropas dispararem contra seu povo. Esbanjando uma obscena moral dupla, o TPI acolherá a petição de um país, os EUA, que não somente não assinaram o tratado [que criou o TPI], como não reconhecem sua jurisdição sobre os cidadãos estadunidenses, e ainda lançaram uma acintosa campanha contra o mesmo, obrigando mais de uma centena de países da periferia capitalista a renunciara seu direito de denunciar no TPI cidadãos estadunidenses responsáveis por crimes semelhantes – ou piores – do que os perpetrados por Kadafi.

Leia mais...
 
OS ESTUDANTES PROCURAM ACABAR COM A HERANçA DE PINOCHET RENASCEM NO CHILE OS SONHOS DE ALLENDE

Por Víctor de la Fuente

Centenas de milhares de jovens manifestam-se nas ruas, algo que não se via desde os anos finais da ditadura (1). Em três meses de mobilizações massivas, os estudantes chilenos mudaram a face do país e puseram em posição incómoda o governo de direita de Sebastián Piñera. Depois de duas décadas em que permaneceu semiadormecida, a sociedade chilena despertou quando de algum modo já se tinha formado a ideia de que não havia outra alternativa senão o neoliberalismo. “Está a chegar ao fim uma etapa da história do país. Começou há mais de vinte anos e envolveu cinco governos. Começou cheia de esperanças quando os chilenos puseram fim em 1988 a uma ditadura. Para além dos seus êxitos, a etapa pós-ditatorial acumulou desesperança e frustração. As promessas não realizadas consolidaram uma sociedade profundamente injusta”, sintetiza um texto escrito por três dirigentes de uma nova força de esquerda (2).

Última atualização em Sex, 09 de Setembro de 2011 04:22
Leia mais...
 
AS INCÓGNITAS DO 15M VÃO-SE CLARIFICANDO. DO MOVIMENTO APOLÍTICO RESTA CADA VEZ MENOS. OS ELOGIOS MEDIÁTICOS DÃO LUGAR Á REPRESSÃO.

Ángeles Maestro

Madrid recupera a passos de gigante a sua vitalidade popular. A resposta dada por mais de 20.000 pessoas – segundo as agências -, em plena canícula do Verão, ao constrangimento que decorre da parafernália e do esbanjamento de dinheiros públicos por ocasião da visita do Papa converteu o 17 de Agosto de 2011 numa jornada histórica. A raiva, a alegria, a animação e a rebeldia do povo anti-clerical inundaram as ruas do centro de Madrid. Já dizia Quevedo que a pobreza, “sendo embora tão cristã, tem cara de herege”.

Última atualização em Sáb, 27 de Agosto de 2011 23:24
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Próximo > Fim >>

Pagina 34 de 55